MAPA EXISTENCIAL E O EFEITO BORBOLETA

O MAPA EXISTENCIAL E O EFEITO BORBOLETA

Seguindo na linha de análise formulada, afirmamos que todo ser humano em evolução neste planeta, com especiais exceções, tem ao reencarnar um MAPA EXISTENCIAL.
O “mapa existencial” seria um modelo provável da vida, um sistema de traçado panorâmico de todas as circunstâncias envolvendo o ser, tais como o corpo físico, família, religião, profissão, casamento, e outras inerentes a vida no mundo físico.
Entretanto, ao admitirmos a teoria do caos e o efeito borboleta, em que uma pequena modificação num sistema, provoca profundas alterações no modelo inicial, concluímos que o MAPA EXISTENCIAL é constantemente alterado pelo livre-arbítrio.
O livre-arbítrio é o mecanismo que dispara novos traçados no MAPA EXISTENCIAL, levando-se em conta que todas as nossas ações, por insignificantes que sejam, fazem-se acompanhar de certos efeitos, que se vão superpondo uns aos outros, de forma intricada e complexa.
Evan Treborn, o personagem central do filme “O Efeito Borboleta”, aos poucos vai percebendo que suas pretensões de alterar o passado, para reconstruir o presente, são desprovidas de sucesso, pois não há como controlar o livre-arbítrio do ser humano.
Evan Treborn percebe, como a maioria de nós, tardiamente, que cada pessoa encontra-se num contexto parcialmente determinado pelo conjunto de suas açòes desta vida, das vidas anteriores e dos períodos na erraticidade, sempre levadas em conta suas necessidades de aprendizado, e evolução de um modo geral.
Quando entendermos melhor o porquê da nossa presente existência, com todas as suas implicações, veremos que tudo aquilo que creditamos a conta do DESTINO, nada mais é do que o uso – consciente ou inconsciente -, do nosso livre-arbítrio, resultando em nossa felicidade ou infelicidade, simplesmente a nossa SEMEADURA E COLHEITA.

Victor Sergio de Paula

Um comentário sobre “MAPA EXISTENCIAL E O EFEITO BORBOLETA

  1. Casimiro dezembro 6, 2017 at 4:25 pm

    Eu fui para transmitir meu irmãozinho, que ele deveria
    Também visite este site regularmente para atualizar a partir da informação mais atualizada.

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site